quarta-feira, 4 de março de 2015

O Sol vai engolir a Terra.


O Sol surgiu há cerca de 4,6 bilhões de anos, sendo uma das mais de 100 bilhões de estrelas existentes na Via Láctea.

o Sol tem combustível nuclear suficiente para permanecer como está atualmente por mais 5 bilhões de anos. 
E DEPOIS O QUE ACONTECERIA?
veja então:
Depois desse período, ele vai se expandir para se tornar uma gigante vermelha.(Uma gigante vermelha é uma estrela gigante luminosa de massa pequena ou intermediária )

Após essa fase, ele vai perder suas camadas exteriores e o núcleo restante entrará em colapso para se tornar, por fim, uma anã branca
 (Em astronomiaanã branca é o objeto celeste resultante do processo evolutivo de estrelas de até 10 MSol,À medida que esfriam, as anãs brancas passam pelas chamadas faixas de instabilidade do diagrama HR, quando começam a pulsar, tornando-se anãs brancas pulsantes.)


Após essa fase vai desaparecer aos poucos, entrando na fase final de anã negra.(Uma anã negra é uma estrela anã branca que se resfriou suficientemente de modo a não mais emitir significativamente calor ou luz.)



Uma vez que o Sol pare de fundir o hélio em seu núcleo e ejete suas camadas em uma nebulosa planetária em aproximadamente 5 bilhões de anos, ele se tornará uma anã branca e, depois de bilhões de anos, não emitirá mais nenhuma luz. Depois disso, o Sol não será mais visível a olho nu para o homem. O tempo estimado para o Sol se resfriar suficientemente para se tornar uma anã branca é de cerca de 1015 anos, embora isto possa levar muito mais tempo, caso existam as partículas massivas que interagem fracamente.


O Sol vai engolir a Terra. Quando todo o hidrogênio for queimado, o Sol vai continuar por cerca de 130 milhões de anos queimando hélio. Durante esse tempo, ele poderá se expandir até o ponto de engolir Mercúrio, Vênus e a Terra, quando se tornará uma gigante vermelha como citamos acima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário